* Culto Tradicional Africano se chama Ìsesè Làgbà.
Nigéria o iniciado ao Òrìsà passa a ser chamado de Omo Òrìsà e nada incorpora. A pessoa escolhida para incorporar o Òrìsà passa por uma iniciação para se tornar um Elégùn.
O Elégùn inclusive não tem mais vida própria, pois o Òrìsà na Nigéria ao incorporar (Anda, Fala, Faz proezas), podendo desincorporar até mesmo depois de meses/ano. Por está razão o Elégùn vive até mesmo de doações. Outra questão importante se o Òrìsà é masculino vai incorporar em uma pessoa do sexo masculino, sendo Òrìsà feminino irá incorporar em pessoa do sexo feminino.
Um Adodi (Gay/Lésbica) na Nigéria jamais será um Sacerdote(isa), pois está em desequilíbrio e não aceita o destino na terra e quer viver como o sexo oposto (Ofundi).
* Diáspora Candomblé é um Culto 100% Brasileiro, na Nigéria não existe Candomblé.
Existe uma diferença gritante do Òrìsà cultuado na Nigèria e o cultuado no Brasil.
O do Brasil é chamado de Gegún, por está razão não fala e incorpora até mesmo em pessoas do sexo oposto. A coisa fica mais grave, pois no Brasil se inicia e incorpora (Òrìsà) que nem na Nigéria (Origem) nunca existiu Ex: Oxalá, Nanã Buruquê (Que é um vodum do Benin), cultuam o Zakpata do Benin que veste roupa de palha da costa e o chamam de Obàluwàiyé... Inicia-se em apenas 1(Hum) Òrìsà e sai com 4(Quatro) Igbás. Quanto ao Èsù que acompanha todo Òrìsà a regra no Brasil é totalmente diferente Ex: Ao invés do iniciado cultuar o Èsù (Òrìsà), recebe um assentamento de Exú ou Pomba-Gira (Entidades cultuadas na Umbanda). Isto porque falam ao iniciado que não cultuam Eguns. Lembrando que todo espírito que viveu na terra é um egum, exceto o Òrìsà pois veio do Orun para o Àiyé.
Abeokuta → Yemojá, Omulu.
Ile-ifé → Obàtálá e sua esposa Yemoo, Òsóòsí, Olókun, Aje.
Oyo → Sàngó, Oyá, Obá, Egungun, Egbé Orun, Obàluwàiyé, Òsàòginyán, Òsányìn.
Osogbó → Òsún, Ògún.
Ile-ifé → Obàtálá e sua esposa Yemoo, Òsóòsí, Olókun, Aje.
Oyo → Sàngó, Oyá, Obá, Egungun, Egbé Orun, Obàluwàiyé, Òsàòginyán, Òsányìn.
Osogbó → Òsún, Ògún.
* Òrúnmìlà, Èsù Òdàrà - Todo canto é cultuado.
* Existe centenas de Òrìsàs na Nigéria, muitos deles desconhecidos no Brasil.